
3 cuidados essenciais para garantir a segurança jurídica na compra de imóveis.
(Clique no Título)
Comprar um imóvel, seja pra investir ou para residir, é algo muito desejado pelos brasileiros. A rentabilibidade do mercado imobiliário é muito atrativa para potenciais compradores, mas para fazer um bom negócio é preciso tomar diversos cuidados antes de assinar o contrato de compra e venda.
Nesse momento, o auxílio de um bom advogado pode ser decisivo para evitar nulidades no contrato e riscos relacionados à transação, que poderiam gerar perdas financeiras significativas ao comprador.
Neste artigo, vamos te contar quais são os três cuidados essenciais para a realização de uma compra e venda com a segurança jurídica adequada:
- Avaliar o local
Inicialmente, é necessário fazer uma vistoria no local em que se deseja comprar o imóvel. Observar as condições de saneamento básico, energia, iluminação pública, possíveis riscos em decorrência de deslizamentos ou condições climáticas e a segurança da localidade são fundamentais para a definição na compra do imóvel.
- Analisar situação jurídica do imóvel
É muito importante ter conhecimento se quem se apresenta como proprietário do imóvel e vendedor é realmente o único dono e se existem débitos ou compromissos firmados relacionados ao imóvel que se pretende comprar. Dessa forma, é preciso, junto ao Cartório de Registro de Imóveis, solicitar a certidão de matrícula do imóvel de inteiro teor, bem como a certidão de ônus e ações reipersecutórias.
Além disso, deve-se requerer ao vendedor certidões do cartório de protesto, da justiça do trabalho, do INSS e de débitos fiscais federal, municipal e estadual. Deve-se também averiguar na prefeitura se a planta do terreno está aprovada, se possui habite-se (se for o caso), se possui risco de desapropriação para utilidade pública ou se está tombado.
Caso exista alguma pendência, o auxilio de um advogado será fundamental para ponderar acerca do custo-benefício do negócio e para o esclarecimento sobre os riscos que o envolvem.
- Do contrato de compra e venda
A leitura do contrato de compra e venda talvez seja a etapa mais importante da negociação, tendo em vista que a partir do momento que é assinado o contrato, são firmadas obrigações recíprocas entre as partes. Por isso, uma análise atenta e minuciosa do documento, principalmente por um advogado, pode garantir que o comprador não tenha problemas no futuro.
É preciso observar se os dados pessoais das partes estão corretamente dispostos (nome, RG, CPF, nacionalidade, estado civil, profissão e endereço), se o valor do bem está descrito exatamente como acordado entre as partes, a forma de pagamento e os índices de correção e de juros e quais as penalidades em caso de descumprimento das cláusulas, dentre outros elementos fundamentais aos contratos de compra e venda.
Verifica-se que, seguindo essas três dicas e com o acompanhamento de um advogado, é possível evitar diversos riscos e realizar a compra um imóvel com segurança jurídica.
Écio Roza & Advogados.
Telefone: (34) 3231-8200.
Telefone e Whatsapp: (34) 99141-7356
E-mail: contato@eciorozaadv.com.br